clique aqui para ir direto ao contedo


Blog

20mar

10 Dicas para um 2017 com crescimento e inovação

Apesar de 2016 não ter sido um ano fácil para a economia, o Brasil já apresenta sinais de melhora, um indicativo disso é que continuamos no protagonismo no universo do empreendedorismo. Segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), somos o país mais empreendedor do mundo, apresentando o número de 5.720.194 empreendedores individuais. A pesquisa também aponta que o trabalho por conta própria está no auge por aqui, seja no comércio ou no serviço, inclusive como freelance profissional, o que mostra que o brasileiro não fica parado e sempre encontra maneiras para fazer negócios.

 

Nesse cenário, contar com ferramentas tecnológicas que apoiam o crescimento e ter um bom plano de negócio são itens essenciais, mas manter um time motivado e com vontade de crescer junto da empresa é primordial.
 
Para inspirar aqueles que já empreendem ou os que estão pensando em trilhar o caminho do próprio negócio, reunimos dicas que Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, ofereceu originalmente para a revista Veja, para ajudar pessoas a crescer em uma empresa. Porém, as dicas são válidas e podem ajudar você e a seu time a ter um ano ainda mais próspero. Confira:
 
1 – Obsessão pelo seu cliente: foque em entender as necessidades reais dos seus clientes para, dessa forma, contribuir com seu crescimento.  A Transformação Digital está aí e, sem dúvidas, é necessário entender como tecnologias podem ajudar a estreitar este relacionamento.
 
2 – Olhos abertos: não dá para achar que já se sabe tudo. Sempre existe uma nova maneira de aprender, portanto, esteja disposto a aprender novos meios de fazer aquilo que já se sabe. Consequentemente, esteja aberto aos riscos e aprenda como eles.
 
3 – Diversifique para crescer: a diversidade atrai pontos de vistas e oferece diferentes bagagens daquelas que você carrega. Saiba que este olhar diferente ajuda a extrair novas ideias e que ser inclusivo resulta diretamente em inovação.
 
4 – Permaneça unido: colaboração é palavra do momento! Foque no trabalho em equipe, ajudando o próximo. O espírito de um time unido é essencial.
 
5 – Pense além: comprometa-se com a ideia de querer e batalhar para ter sempre mais e como a tecnologia pode ser um aliado para resolver os pequenos e os grandes problemas do dia a dia.
 
6 – Agilidade e adaptação: senso de urgência para entender o que está mudando e flexibilidade para se adaptar são grandes diferenciais. A era da quarta revolução já está entre nós e todos os dias alguém pode fazer a ruptura de seu negócio.
 
7 – Entenda sobre o negócio como um todo: atualmente, quase todas as empresas são ou serão empresas de tecnologia. É essencial ser um pouco técnico.
 
8 – Foco em inovação: corra atrás da inovação e busque entender a realidade do mundo das startups, que fazem parte de um amplo ecossistema de negócio.
 
9 – Energia e resiliência: demostrar capacidade de se recuperar após um percalço e evoluir em um cenário que está em constante mudança ajuda a ter energia para liderar a transformação.  Todos são líderes em uma empresa.
 
10 – Comprometa-se com o fator humano: ajude pessoas para que elas se desenvolvam. Lembre-se que o crescimento de sua empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento e comprometimento de seus colaboradores.
 
Faça de 2017 o seu ano, empreendedor!
 

 

 
Fonte: pensandogrande.com.br